Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de junho de 2011

O EXEMPLO DE ABRAÃO

A historia do holocausto de Isaque é uma das melhores narrativas na Bíblia. É uma narrativa famosa e por isso é um pouco difícil pregar esta história, pois quase todo mundo já conhece o fim dessa narrativa. Com certeza as crianças já ouviram essa historia na escola dominical. Muitas crianças gostam de ouvir sobre Abrão, que foi chamado por Deus para queimar o seu filho Isaque; Ele preparou o seu jumento e tomou consigo dois dos seus servos e a Isaque, seu filho. Quando chegou ao lugar, ele subiu com Isaque; Ele preparou o altar, amarrou Isaque, o deitou no altar; TOMOU O CUTELO; O LEVANTOU... E OUVIU A VOZ DO ANJO, QUE SALVOU ISAQUE.
O texto mesmo já mostra que isso é importante. O momento em que Deus tentou a fé de Abraão é importante. O texto chama a nossa atenção dizendo no versículo 1 DEPOIS DESSAS COISAS, DEUS PÔS ABRÃO À PROVA. "Depois dessas coisas", então isso quer dizer que Deus escolheu deliberadamente o momento em que Ele ia provar Abraão. Antes disso muitas coisas já aconteceram; coisas importantes na vida de Abraão
Tinha Abraão setenta e cinco anos (Gen. 12,4) quando saiu de Harã com Sarai. E desde aquele momento os anos passavam. E Abraão começou a se perguntar o que havia acontecido com a promessa que Deus lhe tinha dado. Pois, para receber uma descendência grande, primeiramente deve nascer um filho! E isso não acontecia. Sarai não dava à luz filhos. Então, as dúvidas chegavam na cabeça de Abraão. Podemos ler sobre isso em Gênesis 15, quando veio a palavra do Senhor a Abraão numa visão, dizendo: "Não temas, Abrão, Eu sou o teu escudo, e teu galardão será sobremodo grande". Abrão ouvindo isso, logo fala sobre o que está preocupando ele. Ele disse: "Senhor Deus, que me haverás de dar, se continuo sem filhos e o herdeiro da minha casa é Eliézer, o meu servo de Damasco? A mim não me concedeste descendência, e um servo nascido na minha casa será o meu herdeiro". Abraão já pensou muito sobre o futuro da sua casa e ele já fez os SEUS planos. Ele já resolveu as coisas. Se não viesse um filho, ele não teria uma outra opção a não ser nomear Eliézer como herdeiro
Mas Deus não concorda. Deus renova a promessa que deu a Abraão, dizendo: "Não será assim Abrão; Não será esse o teu herdeiro; mas aquele que será gerado de ti será o teu herdeiro". E depois dessas palavras Deus o mostrou as estrelas. Tantas estrelas, Abrão, numerosa assim será a sua descendência!
E de novo os anos passavam e Sarai...? Sarai ficava infértil. Embora Deus dissesse: O seu próprio filho será o seu herdeiro. Mas Sarai não dava à luz um filho; Então, poderia ser assim, que a promessa só havia sido destinada a Abrão? Poderia ser assim que Deus prometeu a Abrão um filho e não a Sarai? Não sabemos os pensamentos de Abrão e Sarai, mas conhecemos as palavras de Sarai. Num certo momento ela disse a Abrão: "Eis que o Senhor me tem impedido de dar à luz filhos, toma, pois, a minha serva, e assim me edificarei com filhos por meia dela". E pois é, a serva ficou grávida e deu à luz um filho: Ismael (Gn. 16:15-16). Abrão era de oitenta e seis anos.
Não! Disse Deus, SARA, TUA MULHER, te dará um filho, e lhe chamarás Isaque. Estabelecerei com ELE a minha aliança. ELE será o filho da promessa.
 Não sabemos se Abraão falou sobre essas coisas com Sara. Parece que não, pois o Senhor visitou Abraão de novo junto com dois anjos (Gn. 18). Enquanto Sara estava preparando o almoço, ela ouviu o homem, falando com Abraão. O homem disse: "Sara, tua mulher, onde está? Abraão respondeu: Está aí na tenda. E agora o homem disse: Certamente voltarei a ti, daqui a um ano; e Sara, tua mulher, dará à luz um filho". Sara, que podia ouvir tudo, não acreditou no que este homem estava dizendo. Ela se riu e no seu íntimo disse consigo mesma: "Este homem acha que eu ainda tenho vinte anos; Ele deveria saber. Já sou velha, e velho também é Abraão; Já faz, não sei quando tempo, que acabou a minha menstruação. Não posso mais dar à luz filhos. E ela se riu". Mas no mesmo momento ela ouviu o homem dizer (Gn. 18:13): "Por que Sara riu? Por que disse que está velha demais para Ter um filho? Será que para o Senhor há alguma coisa impossível? Pois, como eu disse, no ano que vem virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara terá um filho".
E conforme essas palavras se realizou. Sara ficou grávida e deu à luz um filho. E Abraão o chamou Isaque. Ele era o filho da promessa; Ele era o inicio da descendência grande que Deus prometeu a Abraão. A vida de Abraão começou com nada: só palavras; só uma promessa de Deus. Ele teve que esperar muitos anos para ver a realização dessa promessa. Mas agora, muitos anos depois, cheio de dúvidas; cheio de tentações, e com muito paciência, finalmente Abraão podia ver o resultado da promessa de Deus: Isaque.
Seu sangue, seu filho. Abraão não confiou em Deus infrutuosamente; a fé dele não se envergonhou. Deus é fiel. Abraão descobriu isso. [E se ele estivesse vivo agora, ele ia cantar conosco o Hino 7: Tu és fiel Senhor.]Irmãos, prestamos muito atenção à vida de Abraão, antes da sua prova. Assim, vocês descobriram como durante muitos anos Abraão aprendeu a confiar em Deus. Deus lhe deu um filho. E com esse filho uma grande promessa. Uma descendência grande. E vocês podem imaginar como isso foi uma alegria na casa de Abraão. Sara podia rir de novo. Ela mesma disse (Gn. 21:6): "Deus me deu motivo de riso; e todo aquele que ouvir isso vai rir-se juntamente comigo". Que alegria na casa de Abraão. E assim decorriam os anos, até a noite horrível em que Abraão acordou.
”Abraão!” Abraão acordou. Ele reconheceu a voz do Senhor. Ele já a ouviu várias vezes e ele aprendeu a confiar nesta voz. A voz continuou: TOMA TEU FILHO... TEU ÚNICO FILHO... ISAQUE... A QUEM AMAS,... E VAI-TE À TERRA DE MORIÁ... OFERECE-O ALI...EM HOLOCAUSTO...SOBRE UM DOS MONTES, QUE EU TE MOSTRAREI... Palavras esmagadoras, irmãos. Imagine uma mensagem assim. Como  ias reagir? Parece que Abraão emudeceu. Como ele reagiu quando ouviu a notícia que Deus ia destruir Sodoma e Gomorra? Abraão suplicou várias vezes para que não se fizesse isso. E agora, por que Abraão ficou calado? Por que ele não disse nada? Por que ele não suplicou a Deus para salvar a vida de Isaque? Nós não sabemos exatamente; lemos quase nada sobre os pensamentos de Abraão.

Mas lemos tudo sobre os seus atos. E os seus atos nos mostram que Abraão reagiu firmemente. Ele não mostrou nenhuma dúvida. Ele apressou-se para cumprir a ordem de Deus. É marcante a pressa nessa narrativa. Abraão se levantou de madrugada, despertou dois servos e Isaque, arreou o seu jumento, cortou lenha para o sacrifício e saiu. Os três dias depois passaram tão rápido que nós não lemos nada sobre estes dias.
Talvez vocês possam imaginar isso. Como é a situação se um dos nossos queridos vai sair e nós não gostamos disso; Sabemos que depois de três dias ele vai embora. Presta atenção: estes três dias passam rápido. Quando estamos esperando uma coisa com tensão, o tempo passa voando. Num momento assim você queria parar o teu relógio, mas o tempo anda sem clemência. E quando está andando em um lugar sinistro, já pode ver duma grande distância, pois está se concentrando nas coisas que vão acontecer. Assim também com Abraão. Ele estava ligado com o que ia acontecer. E por isso está escrito: "No terceiro dia, Abraão viu o lugar, de longe".
E de novo sentimos a pressa de Abraão. Pois quando chegou, ele não esperou preparar a tenda e demais coisas. Nada disso! Logo ele deu as ordens aos seus servos, pegou a lenha para o sacrifício e pôs nos ombros de Isaque. Pegou uma faca e fogo e ASSIM CAMINHAVAM AMBOS JUNTOS. Dá para ver. Abraão e o seu filho, subindo. ASSIM CAMINHAVAM AMBOS JUNTOS. O "último passeio" juntos. ASSIM CAMINHAVAM AMBOS JUNTOS. Essas palavras estão escritas duas vezes (vs. 6 e 8) e entre isso ouvimos a conversa trágica entre pai e filho. Os dois subindo... sem dizer nada.... cada um com seus pensamentos... de repente Isaque disse: "Meu pai!" "Que foi, meu filho?" "Pai, nós temos a lenha e o fogo, mas onde está o carneirinho para o sacrifício?" Uma pergunta pesada. Como Abraão vai reagir? "Deus dará o que for preciso; ele vai arranjar um carneirinho para o sacrifício meu filho". ASSIM CAMINHAVAM AMBOS JUNTOS.

 Parece um filme de terror. A tensão cresce a cada minuto. Todos os detalhes são horríveis. Quando chegaram ao lugar que Deus havia indicado, Abraão fez um altar... arrumou a lenha em cima dele... depois amarrou Isaque... o colocou SOBRE O ALTAR... EM CIMA DA LENHA... EM SEGUIDA PEGOU A FACA... PARA MATÁ-LO!!!!!! Mas nessa instante: “ABRAÃO, Abraão!” A voz do anjo quebra o silencio e termina esta tortura. "Não machuque o menino e não lhe faça nenhum mal, pois agora sei que você teme a Deus, pois não me negou o seu filho, o seu único".
Então, Deus queria ver se Abraão realmente temia a Ele. E para ver isso Deus o pôs à prova. Abraão conseguiu. E agora, o que essa historia quer nos ensinar? Devemos seguir o exemplo de Abraão?Sim, irmãos! Abraão é um exemplo para nós. Isso ficou claro se pegarmos Hebreus 11. Lá se fala sobre OS EXEMPLOS DE FÉ. Abraão é um deles. Hebreus 11, 8-19 nos mostra a fé de Abraão. Abraão acreditou que Deus tinha dito a verdade, quando Ele lhe disse que "em Isaque será chamada a tua descendência". Isaque foi o filho da promessa. Pelo seu filho Isaque Deus ia realizar as suas promessas. Abraão cria nisso. E por causa dessa fé Abraão considerou que Deus era poderoso até para ressuscitá-lo dentre os mortos. Isso explica a pressa de Abraão para cumprir essa tarefa. Abraão não teve dúvidas sobre o fim. Ele ia voltar com Isaque.
Abrão revelou isto no momento em que deu ordens aos seus servos (22:5). Ele lhes disse: "Esperai aqui, com o jumento... eu e o rapaz iremos até lá e, havendo adorado, VOLTAREMOS para junto de vós". VOLTAREMOS, disse Abraão. Ele se enganou? É um lapso de língua? Não, irmãos! Não é um lapso de língua de Abraão. Nessas palavras ele mostrou a sua confiança em Deus. Ele cria: COM CERTEZA eu vou voltar para minha casa com Isaque! Abraão não tinha dúvidas sobre isso. Por isso ele correu para cumprir esta tarefa. Por isso ele não demorou; por isso nós não ouvimos nada sobre as suas preocupações. Nada.
Deus pode nos chamar para uma tarefa difícil. Vou dar alguns exemplos:
Deus pode chamar uma pessoa para seguir Jesus Cristo. Mas para fazer isso essa pessoa deve mudar a sua vida; e essa mudança pode ter conseqüências fortes para sua vida; uma pessoa pode perder a amizade com os seus amigos descrentes;uma pessoa pode ser obrigada a quebrar as suas relações íntimas fora do casamento, pois essas relações não são conforme a vontade de Deus.
Então uma tal pessoa vai sofrer, deve mudar a sua vida e não sabe o que vai acontecer depois. Mas, preste atenção. Deus chamou Abraão de Ur, a cidade dos seus pais e dos seus amigos, e lhe prometeu: sou teu Deus. Abraão foi e descobriu: Deus é fiel. Ele cumpriu as suas promessas.
Então, para alcançar a promessa, devemos fazer a vontade de Deus. E o que é a vontade de Deus?
O que Deus quer que você faça? Como podemos servir a Deus com nossa vida? Pode ser que Deus nos chame para servir; pode ser que este serviço não seja fácil, pode ser que venhamos a perder , bens, prazer, mas ganhamos a promessa de Deus. “Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque ainda dentro de pouco tempo aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé. Mas se uma pessoa voltar atrás, eu não ficarei contente com ela.
Nós não somos pessoas que voltam atrás e se perdem! Pelo contrário, temos fé e somos salvos!” 
Nós devemos seguir a Jesus Cristo e não desistir. Neste caminho podemos encontrar tentações, mas devemos mostrar perseverança e confiança em Deus. O nosso futuro pode ser escuro, a palavra de Deus não é. O nosso futuro pode parecer inseguro, mas Deus não é. Pois quem fez a promessa é fiel.


"Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão;
Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus,
Alcanceis a promessa".

Em Cristo,com amor


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Print Friendly and PDF

PREGAÇÕES EM DVD

PRESENTEIE A QUEM VOCÊ AMA,EVANGELIZANDO COM AS MENSAGENS DOS NOSSOS CULTOS,FAÇA SEU PEDIDO ATRAVÉS DO NOSSO SITE www.igrejacvv.com.br. PARTICIPE DO NOSSO MINISTÉRIO!

ACESSE NOSSO SITE

www.igrejacvv.com.br E ASSISTA CULTOS ON LINE

Sobre nós

A Igreja Pentecostal Caminho, Verdade e Vida é uma instituição inspirada por DEUS para alcançar os corações das ovelhas perdidas da casa de Israel por toda a face da terra.
Com o evento da criação do Ministério Caminho, Verdade e Vida, o Senhor JESUS revelou ao coração do presidente Pastor Gilberto Luiz Chaves o seguimento das três portas do Santuário que Moisés realizava para a adoração do SENHOR DEUS durante o trajeto do êxodo do povo de Israel pelo deserto.
O santuário era composto com três seções para adoração, onde uma delas apenas ao sumo sacerdote era permitido pelo poderoso DEUS adentrar em adoração; A cada seção do santuário havia uma porta .
Hoje com a Graça de DEUS através de seu filho unigênito JESUS CRISTO, essas portas foram substituídas pela GRAÇA DE CRISTO QUE LEVOU SOBRE SI AS NOSSAS DORES E AFLIÇÕES, e a cada porta daquele santuário de outrora, hoje conhecemos que a 1ª porta do santuário é o CAMINHO, a 2ª porta do santuário é a VERDADE, finalmente a 3ª porta do Santuário é a VIDA.
Assim, JESUS é o Caminho e a Verdade e a Vida, como diz no Evangelho de João 14: 6, o santuário vivo do Poderoso DEUS, onde toda a adoração é devida a ele, pois, diz a sua palavra:
“Ninguém vem ao Pai senão por mim”
Desta forma Pastor Gilberto Luiz Chaves teve inspiração de DEUS a denominar A Igreja Pentecostal Caminho Verdade e Vida para realização de trabalho de evangelização e divulgação das Boas Novas a todas as criaturas dispostas a encontrar o SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO.
Pastor Gilberto Luiz Chaves é advogado militante com especialização em advocacia Previdenciária, formado desde 1985, exerce suas atividades profissionais seculares regularmente com escritório fixo há mais de 13 anos no mesmo local; foi batizado em 20 de junho de 1990 no Rio Jororó iniciando seu Ministério de Diaconato, quando em 2006 foi consagrado Evangelista pelo Pastor Oscar Luiz de Oliveira Presidente da Assembléia de DEUS Fonte de Amor donde concluiu então o Curso de bacharel em Teologia da Faculdade de Educação Teológica do Estado de São Paulo em 2007, iniciando o Ministério Pastoral.
A igreja Pentecostal Caminho, Verdade e Vida detém a valorosa contribuição do Pastor NELCY CHAVES, regularmente inscrito na ORDEM DOS MINSTROS DO BRASIL, homem de fé com mais de 20 anos de Ministério já Pastoreou nas Igrejas Missionária Cristã, Comunidade Ramá, Assembléia de DEUS em Gramacho e agora com mais de 80 anos de idade é colocado como ESTACA DE ORIENTAÇÃO USADO PELO PODEROSO DEUS.
A igreja Pentecostal Caminho, Verdade e Vida esta nos braços do SENHOR JESUS a esperar por todos os cansados e oprimidos para a divulgação das boas novas, pois, disse JESUS:
Mateus 11:28
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.







Arquivo do blog